Assign modules on offcanvas module position to make them visible in the sidebar.

Main Menu

Portuguese Spanish

 

O título de “Capital Ibero-americana da Juventude” foi atribuído pela OIJ – Organismo Internacional de Juventude para a Iberoamérica.

 

Criado no ano de 2012, teve anteriores edições em 2013, na cidade de Brasília, e em 2014, na cidade de Santo Domingo. Esta é a primeira vez que o título é atribuído a uma cidade Europeia.

 


Reconhecendo o vasto trabalho realizado ao longo dos últimos três anos, sobretudo ao nível das políticas de Juventude, este título surge como um reconhecimento a esta prioridade de gestão governativa autárquica.

 

Braga tem-se posicionado como uma Cidade de referência na área da Juventude, com políticas que visam reforçar a empregabilidade, aumentar o acesso a actividades de âmbito cultural e desportivo, assim como estimular a participação cívica dos jovens na vida pública.

 

Com uma visão centrada num horizonte de uma década (Braga 2025) e uma estratégia clara, ajustada às novas prioridades e ao novo estilo de “fazer cidade”, em Braga emergiu um novo modelo de gestão municipal que tem hoje como principais traços distintivos a contínua articulação dos agentes de desenvolvimento locais, a superior eficiência na gestão dos recursos e o crescente foco nas acções imateriais, seja para efeitos da projecção e afirmação do Concelho ou para a promoção da qualidade de vida da população jovem.

 

A cidade de Braga já acolheu o Congresso Mundial da Juventude, que desenhou e aprovou o “Braga Youth Action Plan”, onde estavam inscritas várias recomendações, entre as quais, a criação do Dia Internacional da Juventude, instituído a partir deste documento, em 2001, pelo então Secretário-Geral da ONU Khofi Anan.

 

Braga possui um vasto legado na construção de políticas amigas da Juventude, de estímulo à actividade dos jovens, à participação dos jovens na sociedade, seja no contexto do empreendedorismo económico ou social, seja no domínio do associativismo. Nessa matéria, a Cidade tem uma rede de associações juvenis que têm um trabalho muito consolidado e que ultrapassa as fronteiras do território.

 

Em 2012 a Cidade de Braga assumiu o título de Capital Europeia da Juventude e desde então tem vindo a revolucionar a dimensão e o reconhecimento do seu título de Cidade Jovem no espaço Europeu e Internacional. Nesse sentido, o título de Capital Ibero-Americana da Juventude 2016 será mais uma oportunidade para reforçar esse estatuto.

 

Sob proposta do Município de Braga foi criada a Rede das Capitais Europeias da Juventude. No âmbito desta rede de trabalho as cidades membro têm colaborado e trabalhado em conjunto em diversos projectos inovadores na área da juventude.

 

A Capital Ibero-Americana da Juventude, que marca o ano de 2016, é, mais que um mero sublinhado de um trabalho consistente em prol das gerações mais novas, uma oportunidade única de afirmação e projecção do nosso território num universo natural de afinidades e laços históricos.

 

Atribuicao Titulo

 

Atribuição do Título a Braga