Assign modules on offcanvas module position to make them visible in the sidebar.

Portuguese Spanish

 

Uma juventude com voz é um dos motes da Braga 2016 – Capital Ibero-americana da Juventude. Nesse sentido, acreditamos que é fundamental desenvolver iniciativas para aumentar a participação dos mais jovens nas decisões políticas e aproximá-los dos centros de decisão. No espaço Ibero-americano são já quatro os países que contemplam o voto aos 16 anos: Argentina, Brasil, Equador e Nicarágua. Os signatários desta petição consideram que Portugal deve ser o segundo país europeu a adotar o voto aos 16 anos, depois de a Áustria ter consagrado este direito em 2007. 


Consideramos que os jovens devem ter uma voz ativa na comunidade e na definição das políticas que vão influenciar o seu futuro. O contributo de todos é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada. 
Com o acesso generalizado à informação e às novas tecnologias e com o aumento da qualidade do ensino nas últimas décadas em Portugal, consideramos que os jovens aos 16 anos estão já preparados para tomarem decisões conscientes e adultas sobre os destinos do país. Não se pode definir corretamente os destinos de uma cidade, de uma região ou de um país sem o contributo de todos. 


Consideramos que este é um direito e uma responsabilidade que deveriam ser consagrados aos mais jovens, incutindo-lhes um maior sentido de comprometimento relativamente às escolhas que fazemos enquanto um povo. Só com um maior envolvimento dos jovens podemos começar a construir um melhor amanhã para as próximas gerações. 


Nas últimas décadas assistimos também a um alheamento crescente dos jovens em relação à política, o que urge combater e diminuir. Está na altura de os jovens conquistarem mais voz nas nossas decisões, ganhando maior expressão no boletim de voto em todas as eleições nacionais. 
Os signatários dirigem-se aos deputados e grupo parlamentares da Assembleia da República, apelando-lhes para discutirem este assunto e promoverem iniciativas legislativas necessárias para introduzir o voto aos 16 anos em Portugal. 



1.º subscritor: 

O Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio 

 

http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=Votoaos16